Notícias

Acompanhe as últimas notícias sobre direito e a atuação do 26º Tabelionato de Notas.


“Sem segurança digital não pode haver segurança jurídica”

Leia a entrevista de Paulo Roberto Gaiger Ferreira, presidente do CNB/CF, na qual avalia as principais ações da entidade e presta contas ao notariado brasileiro. Finalizado um “novo ano notarial”, como assim definiu o período entre os eventos nacionais do notariado, o presidente do Colégio Notarial do Brasil, Paulo Roberto Gaiger Ferreira, fez, durante o XXIII Congresso Notarial Brasileiro, realizado entre os dias 16 e 18 de maio, em Foz do Iguaçu, no Paraná, uma avaliação das ações que vem sendo promovidas pela entidade em prol dos tabeliães brasileiro.

Saiba mais

X Congresso do Mercosul de Direio de Família e Sucessões

O dia a dia da família e dos sucessões requer uma postura atenta, especializada e interdisciplinar de todos os atores que precisam de alguma forma, em toda a sua estrutura, e em constante transformação.Ao longo de dois dias, na cidade de Gramado, os acadêmicos e profissionais das áreas do Direito, Serviço Social, Psicologia, Medicina e Pedagogia de Coleta de Espectáculos e Oficina de Estudos Científicos com Escopo de Debate, a prática de Temas de Atualidade no Direito de Família e Sucessões na Luz do Novo Código de Processo Civil.

Saiba mais

As ciladas do ITCMD

É do conhecimento de muitos que o inventário dos bens de uma pessoa que tenha deixado um testamento deve ser feito por meio de processo judicial, o que é muito mais moroso e burocrático do que a via extrajudicial. Em geral, o inventário pela via extrajudicial, tende a ser mais rápido uma vez que se resume à lavratura de uma escritura pública perante o Tabelião de Notas.

Saiba mais

Delegação brasileira inicia visita ao Notariado da Rússia

À convite da Câmara do Notariado Russo, o Colégio Notarial do Brasil está em Moscou para participar do Fórum Jurídico dos Países dos BRICs. Nesta manhã de neve a comitiva esteve em reunião bilateral com o notariado russo, na sede da entidade no centro de Moscou.

Saiba mais

TJ-SP suspende cobrança de ITBI em contrato de alienação fiduciária

Advogado Rodrigo Antonio Dias: como imóvel foi dado como garantia e já estava em posse do credor, município não pode exigir o recolhimento de ITBI O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) vetou uma prática comum entre as prefeituras do país: cobrar Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) em casos envolvendo alienação fiduciária. Esse é um instrumento usado por instituições financeiras e incorporadoras em contratos de financiamento – o tomador do crédito, nessa situação, oferece como garantia da dívida o próprio imóvel adquirido com o dinheiro emprestado.

Saiba mais

Receita Federal alerta sobre prazo de entrega da DITR

A Receita Federal já recebeu mais de 3,9 milhões de declarações do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) referentes ao exercício 2017 Publicado: 22/09/2017 15h33Última modificação: 22/09/2017 15h46 O prazo para entrega é até 29 de setembro. A previsão é que sejam entregues 5,4 milhões de declarações. A Receita alerta sobre a proximidade do final do prazo para a entrega da declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) referente ao exercício 2017.

Saiba mais

Valor Econômico: Mudança em lei facilita usucapião em cartório

Só agora, mais de um ano depois de o novo Código de Processo Civil (CPC) tirar do Judiciário a exclusividade para a solução de processos de usucapião, é que os advogados começaram a levar as discussões para os cartórios. A explicação está em mais uma mudança na lei. O texto, da forma como havia sido publicado, afirmam os especialistas, não dava condições para que o procedimento fosse, de fato, simplificado.

Saiba mais

Notícias: Contra fraudes, carteiras de habilitação passam a vir com QR-Code

Todas as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidas a partir deste mês de maio passarão a contar com um novo recurso: o QR-Code. A inclusão da tecnologia estava prevista nas mudanças anunciadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As regras valem para todo o país. As funcionalidades foram divulgadas nesta terça (9) pelo Ministério das Cidades e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em Brasília.

Saiba mais