Tire suas dúvidas sobre a AEV (Autorização Eletrônica de Viagem)

    Artigos    01/12/2022    26 - Novidades

    Tire suas dúvidas sobre a AEV (Autorização Eletrônica de Viagem)
    Festas de fim de ano chegando e,  junto com elas, as férias escolares. 
    Época em que crianças e adolescentes encerram o ano letivo e vão viajar, seja para se divertir, conhecer novos lugares ou visitar parentes e amigos distantes. Porém, segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), elas só podem viajar sozinhas a partir dos 16 anos e, caso contrário,  precisam de acompanhamento de um adulto responsável ou estarem munidas de autorização judicial. 
     
    E o que fazer em momentos como esses? 
     
    A AEV (Autorização Eletrônica de Viagem) é uma autorização digital regulamentada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que permite que mães e pais autorizem seus filhos a viajarem sozinhos com segurança e sem burocracia.
    Sendo um documento digital, pode ser assinado pelos pais ou responsáveis de forma prática e rápida, do conforto de sua casa. E o melhor é que o documento pode ser armazenado no celular dos pais e dos filhos, sendo aceito nos balcões das companhias aéreas. 
     
     
    Sendo um documento digital, pode ser assinado pelos pais ou responsáveis de forma prática e rápida. 
     
    Vamos solucionar algumas dúvidas a respeito deste tema? 
     
    A AEV vale para viagens nacionais e internacionais?
    Sim, mas possui regras distintas. A AEV é liberada para viagens nacionais em companhias aéreas. Em caso de destinos internacionais, a autorização dependerá também de uma autorização via escritura pública ou com reconhecimento de firma.  O 26º oferece ambos os serviços. 
     
    O que é necessário para emitir a AEV?
    Os pais que quiserem emitir a autorização devem ter o certificado digital e-notariado e/ou o ICP Brasil para assinar qualquer documento digitalmente. Caso você ainda não tenha, solicite o seu aqui. 
     
    Quais documentos são necessários? 
    Para solicitar a autorização, algumas informações são necessárias, dependendo de cada viagem. Separe documentos, tanto de um dos pais quanto do menor de 16 anos, como: RG, CPF, endereço e informações de contato. Para saber os documentos específicos em cada caso, clique aqui. 
     
    A AEV tem prazo de validade? 
    Sim! Os pais ou responsáveis precisam ter um prazo de validade definido e saber qual o tempo que a autorização será necessária: se apenas durante a viagem ou por mais tempo, caso necessário. 
     
    Posso emitir a AEV de forma remota? 
    Sim, basta ter o certificado digital. 
     
    Pronto! Seu filho ou filha viaja com toda a segurança enquanto você tem mais tranquilidade para aproveitar as festas! Um serviço com auxílio do 26º! 
     
    Em caso de dúvidas, você pode sempre consultar a nossa equipe, basta clicar aqui e falar com a gente. Acesse as notícias e fique por dentro de outros temas. 

    Assine sua escritura online no conforto da sua casa ou escritório

    Conheça

    Somos o cartório digital. Recebemos o Prêmio Master de Tecnologia Notarial

    Acesse

    Novidades Relacionadas

    Depois de 50 anos, Brasil adere à Convenção de Haia

    Leia mais +

    Blastocistos são sujeitos de direito?

    Leia mais +