Saiba como é possível deixar seus bens para futuros herdeiros

    Leis    30/10/2019    26 - Novidades

    Saiba como é possível deixar seus bens para futuros herdeiros

    Todo mundo sabe que o testamento é o documento pelo qual a pessoa interessada destina seus bens para depois de sua morte, de acordo com suas vontades. Mas, através desse documento é possível dispor sobre outras questões patrimoniais e até reconhecer um filho, por exemplo. O que muita gente nem imagina é que é possível ainda definir que parte do patrimônio será herdada por herdeiro que ainda nem foi concebido, como um futuro neto.

    Chamada de substituição fideicomissária e instituída pelo Código Civil, essa modalidade funciona da seguinte forma: o testador deve indicar um dos herdeiros já existentes para ter a posse temporária do bem ou dos bens destinados, enquanto o futuro herdeiro não é concebido.

    Isso significa que quando isso acontecer, aquela pessoa que recebeu a posse temporária será obrigada a transferir a propriedade do(s) bem(ns) para ele. Mas, vale destacar que o fideicomissário (futuro herdeiro), só poderá receber a herança após a morte do testador ou por qualquer outra condição, se estipulada por ele.

    Como solicitar

    Para requerer a substituição fideicomissária, o testador deve manifestar sua vontade perante o tabelião do Tabelionato de Notas que escolheu para lavrar o testamento, no momento em que for formalizar o documento e tiver que dispor sobre as demais questões.

    Regras para divisão de bens

    É importante destacar que o Código Civil obriga que 50% do patrimônio seja herdado pelos herdeiros necessários do testador, como seus filhos e seu cônjuge, se houver. Sendo assim, somente a outra metade da herança pode ser destinada como ele desejar.

    Para saber mais sobre o testamento público, acesse este conteúdo do nosso site ou consulte um tabelião de notas de sua confiança!

     

    Assine sua escritura online no conforto da sua casa ou escritório

    Conheça

    Somos o cartório digital. Recebemos o Prêmio Master de Tecnologia Notarial

    Acesse

    Novidades Relacionadas

    Lei nº 13.151, de 28 de Julho de 2015.

    Leia mais +

    Medida Provisória autoriza a compra de imóveis da União.

    Leia mais +