Procuração em causa própria e suas características

    Leis    05/02/2020    26 - Novidades

    Procuração em causa própria e suas características

    Muita gente desconhece, mas o Código Civil, em seu art. 117, prevê a procuração em causa própria. O documento, que pode ser feito em Tabelionato de Notas, serve para que o mandatário de determinada transação transfira o bem para si. Isso quer dizer que o documento funciona como um contrato preliminar de transmissão de direitos sobre bens, que podem ser móveis ou imóveis, de forma irrevogável.

    A procuração em causa própria é adequada para transações imobiliárias. Quando for o caso, é obrigatório descrever a quitação do preço e a transmissão da posse e direitos sobre o imóvel. Além disso, o documento é muito utilizado quando o comprador não pode arcar com as despesas da transmissão do bem e quando a transação é urgente, como uma compra e venda de imóvel com pagamento à vista. O que não é muito recomendável, pode ser feita em casos específicos.

    Ainda no Código Civil, agora no art. 685, “conferido o mandato com a cláusula ‘em causa própria’, a sua revogação não terá eficácia, nem se extinguirá pela morte de qualquer das partes, ficando o mandatário dispensado de prestar contas, e podendo transferir para si os bens móveis ou imóveis objeto do mandato, obedecidas as formalidades legais”.

    Como solicitar o documento

    Para lavrar a procuração em causa própria, a pessoa interessada deve entrar em contato com o Tabelionato de Notas para consultar a documentação necessária do bem em questão, que deverá ser apresentada no ato da lavratura do documento, juntamente com seus documentos pessoais originais.

    Esse tipo de procuração deve conter a qualificação completa do outorgante e do outorgado, o objeto do mandato, as condições de seu exercício e a declaração de que o valor foi recebido e que dá quitação.

    Por fim, se tratar de um bem imóvel, após formalizada no tabelionato, a escritura definitiva deve ser realizada futuramente para a transferência da propriedade. Caso contrário, o imóvel permanecerá em nome do vendedor, ainda considerado proprietário, enquanto a escritura de compra e venda não for registrada.

    Para saber mais sobre procuração pública ou outro serviço, consulte um tabelião de sua confiança.

     

    Assine sua escritura online no conforto da sua casa ou escritório

    Conheça

    Somos o cartório digital. Recebemos o Prêmio Master de Tecnologia Notarial

    Acesse

    Novidades Relacionadas

    Lei nº 13.151, de 28 de Julho de 2015.

    Leia mais +

    Medida Provisória autoriza a compra de imóveis da União.

    Leia mais +