Como fazer um testamento e quanto custa?

    Artigos    19/08/2020    26 - Novidades

    Como fazer um testamento e quanto custa?

    Em algum momento da vida, nem que seja em filmes e novelas, você já deve ter ouvido falar sobre o testamento. Mas você sabe como fazer um testamento e quanto custa?

    Uma das maneiras mais eficientes de fazer um planejamento sucessório dos bens patrimoniais, o testamento é o ato de última vontade declarado ao tabelião para valer após a morte e deve ser cumprido à risca. Diferente do que muitos pensam, não é necessário ter um patrimônio milionário para que seja realizado o testamento e qualquer pessoa maior de 16 anos pode realizá-lo. Não há limite de idade, basta estar em pleno gozo de suas faculdades mentais.

    O primeiro passo para um testamento é listar todos os seus bens e escolher quem serão os beneficiários. A metade de seu patrimônio deverá ser distribuído entre os herdeiros necessários (descendentes, ascendentes e cônjuge), se houver, e os outros 50% você pode deixar para quem quiser.

    Outro ponto importante é a escolha do tipo de testamento:

    Testamento público: este é o tipo mais comum, pois tem fé pública. É escrito pelo tabelião e lido em voz alta diante de duas testemunhas e assinado pelo testador.

    Testamento privado: não conta com a presença do tabelião. Esse tipo de testamento é escrito pelo testador e lido para três testemunhas que assinam atestam a veracidade. Precisa ser validado por um juiz, após a morte do testador.

    Testamento cerrado: escrito pelo próprio testador e lacrado pelo tabelião. É revelado apenas após a morte do testador.

    Ainda, vale ressaltar, o testamento é um ato diferente do inventário e partilha. Conheça aqui as características do testamento e saiba diferenciá-lo.

    O valor para a realização de um testamento público é fixo, R$1.768,88*, independente do valor da herança. Para fazê-lo, basta apresentar documentos de identidade do testador e das duas testemunhas. Não é necessário apresentar os documentos relacionados aos bens.

    Para iniciar, você preenche o formulário digital. Nós redigimos uma minuta para sua conferência e agendamos a data para assinatura. Faça seu pedido de testamento aqui.

     

    *Este valor passa por um reajuste anual. 

    Assine sua escritura online no conforto da sua casa ou escritório

    Conheça

    Somos o cartório digital. Recebemos o Prêmio Master de Tecnologia Notarial

    Acesse

    Novidades Relacionadas

    Depois de 50 anos, Brasil adere à Convenção de Haia

    Leia mais +

    Blastocistos são sujeitos de direito?

    Leia mais +