Tudo o que você precisa saber sobre emancipação de menor

    Leis    13/05/2020    26 - Novidades

    Tudo o que você precisa saber sobre emancipação de menor

    Para quem não sabe, a emancipação é a modalidade que antecipa a maioridade civil para adolescentes a partir dos 16 anos completos. Isso significa que menores emancipados pelos pais podem praticar e responder por atos da vida civil como se já fossem maiores de idade, dispensando a autorização dos seus responsáveis.

    A partir da emancipação o jovem pode se casar, vender e comprar bens, assinar contratos, abrir uma empresa e viajar sem autorização, por exemplo. Mas, é importante ressaltar que atividades proibidas pela legislação para menores de idade, como dirigir, frequentar boates e motéis e consumir bebidas alcoólicas, continuam vedadas ao adolescente mesmo após sua emancipação.

    Além disso, é fundamental que os pais interessados em emancipar o filho tenham consciência de que o ato é irrevogável - o que significa que uma vez formalizado, não poderá ser desfeito. Por isso, é imprescindível que a decisão seja tomada em conjunto.

    A emancipação pode ocorrer de três formas: legal, judicial e voluntária. Cada uma das modalidades possui suas próprias características e requisitos. Veja a seguir.

    Emancipação legal

    Ocorre automaticamente desde que o menor de idade possua mais de 16 anos, diante o casamento, colação de grau em curso de ensino superior, pelo estabelecimento civil ou comercial ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor tenha economia própria.

    Emancipação judicial

    Deve ser requerida na Justiça com o auxílio de um advogado quando um dos pais não concorda com a emancipação do filho. Nesse caso, o juiz determina se a emancipação pode ser feita, ou não, com base nas justificativas apresentadas pelos pais.

    Emancipação voluntária

    É requerida diretamente em Tabelionato de Notas quando ambos os pais concordam em emancipar o filho, ou seja, a emancipação é da vontade natural de todos.

    Como formalizar a emancipação voluntária

    Por fim, a emancipação voluntária é a única que pode ser feita por escritura pública em Tabelionato de Notas mediante a autorização dos pais ou responsáveis legais.

    Para ser requerida, os pais acompanhados pelo filho que será emancipado, devem comparecer ao cartório escolhido portando o RG e CPF originais dos pais e do filho, além da certidão de nascimento do filho e, em alguns casos, um comprovante de residência.

    A escritura pública é lavrada pelo tabelião na mesma hora e após formalizada, deve ser apresentada ao Cartório de Registro Civil onde o menor foi registrado para que a emancipação seja averbada em sua certidão de nascimento – isso irá tornar o ato público perante terceiros.

    Para saber mais sobre esse ou outro serviço, consulte um tabelião de sua confiança!

     

    Assine sua escritura online no conforto da sua casa ou escritório

    Conheça

    Somos o cartório digital. Recebemos o Prêmio Master de Tecnologia Notarial

    Acesse

    Novidades Relacionadas

    Lei nº 13.151, de 28 de Julho de 2015.

    Leia mais +

    Medida Provisória autoriza a compra de imóveis da União.

    Leia mais +