O que é alienação fiduciária?

    Leis    17/10/2018    26 - Novidades

    O que é alienação fiduciária?

    Ato pode servir como garantia financeira

    Fazer um financiamento é uma das formas mais comuns de adquirir um bem imóvel atualmente, já que a modalidade pode trazer mais facilidades tanto para o comprador, que parcela o pagamento de acordo com a sua renda, quanto para o vendedor, que recebe o valor total da transação. Porém, a instituição financeira que oferecer o financiamento exige algum tipo de garantia para o pagamento total da dívida. Para isso, existe a alienação fiduciária.

    Nessa modalidade o bem que será financiado é utilizado como garantia do pagamento da dívida. Ou seja, enquanto não for quitado o financiamento, o ato ocorre apenas como direito real de garantia, sem retirar o proprietário do bem. A transferência total para a instituição bancária só acontece caso haja inadimplência.

    A alienação fiduciária trouxe diversos benefícios aos compradores, visto que diminuiu o risco de inadimplência e, automaticamente, permitiu melhorias nas condições de pagamentos. Além disso, a modalidade representa um grande avanço se comparado a outros meios utilizados, como a garantia hipotecária. Ela traz maior segurança e, sobretudo, agilidade ao agente financeiro na busca do pagamento de uma dívida.

    Como fazer a alienação fiduciária

    A alienação fiduciária deve ser indicada no ato da lavratura da escritura de compra e venda do bem, feita em Tabelionato de Notas. Com isso, assim como na escritura, é necessário o comparecimento de todas as partes envolvidas no negócio.

    Após a lavratura, o documento deve ser encaminhado ao cartório de Registro de Imóveis para que o ato seja averbado no registro do imóvel. Algumas informações são obrigatórias no contrato firmado.

    • Valor da dívida
    • Prazo e condições de pagamento do empréstimo
    • Taxa de juros e encargos incidentes
    •  Descrição do objeto de alienação, bem como a indicação de propriedade e modo de aquisição
    • Cláusula assegurando a livre utilização do bem pelo devedor, por sua conta e risco
    • Indicação de valor da propriedade e de critérios de revisão para o caso de venda em leilão

    Em caso de dúvidas, fale conosco.

    Assine sua escritura online no conforto da sua casa ou escritório

    Conheça

    Somos o cartório digital. Recebemos o Prêmio Master de Tecnologia Notarial

    Acesse

    Novidades Relacionadas

    Lei nº 13.151, de 28 de Julho de 2015.

    Leia mais +

    Medida Provisória autoriza a compra de imóveis da União.

    Leia mais +