Férias: autorização de viagem para menores

    Leis    09/01/2019    26 - Novidades

    Férias: autorização de viagem para menores

    Muita gente não sabe, mas crianças e adolescentes precisam de autorização de viagem quando não estão acompanhados pelo pai, mãe ou responsável. Só estão liberados da autorização em qualquer circunstância os maiores de 16 anos devidamente emancipados.

    A questão da autorização de viagem para menores em casos de viagens nacionais e internacionais é regulamentada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

    Existem três formas de conceder a autorização, confira os detalhes sobre cada uma delas a seguir.

    Concedida no próprio passaporte

    Quando concedida no próprio passaporte do menor, a autorização depende de um requerimento formal à Polícia Federal. Porém, dessa forma a autorização não inclui informações relevantes como o prazo de validade, o destino da viagem, o período que o menor permanecerá fora do país e nem mesmo o nome da pessoa com quem o menor está autorizado a viajar.

    Concedida por instrumento particular

    No caso de autorização concedida por instrumento particular, após sua redação é necessário ainda o reconhecimento da firma do(a) genitor(a) que autoriza a viagem. O reconhecimento é feito em Cartório de Notas e pode ser por semelhança (sem a presença física de quem concede a autorização), porém é recomendável que seja feito por autenticidade (com tal presença física e com a assinatura no ato), para minimizar os riscos de uma viagem em desacordo com a vontade dos pais ou responsável.

    Concedida por escritura pública

    A autorização por escritura pública é lavrada pelo tabelião em Cartório de Notas. Nesse caso o documento inclui todas as informações relevantes citadas anteriormente para maior segurança dos pais sobre os termos da autorização. Além disso, por se tratar de documento dotado de fé pública, dispensa o reconhecimento de firma e possui validade jurídica.

    Demais regras

    Para consultar todas as regras previstas para viagens internacionais de menores, consulte aqui a cartilha desenvolvida e disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Já as regras gerais, que incluem as viagens nacionais podem ser consultadas neste link.

    Assine sua escritura online no conforto da sua casa ou escritório

    Conheça

    Somos o cartório digital. Recebemos o Prêmio Master de Tecnologia Notarial

    Acesse

    Novidades Relacionadas

    Lei nº 13.151, de 28 de Julho de 2015.

    Leia mais +

    Medida Provisória autoriza a compra de imóveis da União.

    Leia mais +