Conheça o direito real de laje

    Artigos    23/08/2018    26 - Novidades

    Conheça o direito real de laje

    Importante instrumento para a regularização de imóveis construídos sobre outro imóvel, chamados popularmente de puxadinhos


    Essa é a realidade de muitas moradias de brasileiros, que muitas vezes não regularizam a situação jurídica do imóvel. Agora, os moradores dessas residências podem solicitar a regularização por meio da Lei 13.465/2017, que garante o direito real de laje.


    Em linhas gerais, a norma oferece direitos aos moradores ao regularizar os chamados “puxadinhos”. Com essa nova lei, quem reside neste tipo de imóvel pode buscar a regularização com a titulação e ter o direito à escritura e ao registro da propriedade individual.


    De acordo com o Código Civil, o proprietário de uma construção-base poderá ceder a superfície superior ou inferior de sua construção a fim de que o titular da laje mantenha unidade distinta daquela originalmente construída sobre o solo.


    Como solicitar o direito de laje
    O primeiro passo é verificar se o imóvel está dentro das normas exigidas pelo município onde está localizado. Vale lembrar que cada prefeitura pode determinar regras diferentes, por isso, é importante averiguar, junto ao órgão municipal responsável, se há outros requisitos. 


    Feito isso, é preciso ir a um Tabelionato de Notas com os documentos pessoais, certidão de casamento ou de óbito (se for viúvo), número de inscrição na prefeitura em relação a obra e a certidão da matrícula do imóvel da construção-base. Com essas informações o tabelião de notas irá elaborar uma Escritura Pública de Instituição de Direito Real de Laje.


    Após a lavratura do Após a lavratura do ato notarial, o morador poderá fazer o registro da escritura no Oficial de Registro Imóveis.


    Em caso de dúvidas, consulte-nos.

    Assine sua escritura online no conforto da sua casa ou escritório

    Conheça

    Somos o cartório digital. Recebemos o Prêmio Master de Tecnologia Notarial

    Acesse

    Novidades Relacionadas

    Depois de 50 anos, Brasil adere à Convenção de Haia

    Leia mais +

    Blastocistos são sujeitos de direito?

    Leia mais +