Notícias

Como saber se meu caso pode ser resolvido com mediação ou conciliação?



Quem nunca viveu uma situação em que não concordava com outra pessoa? Com certeza quase todo mundo já teve esse tipo de experiência, bem comum no dia a dia.

Independente do caso, todo conflito pode ser resolvido desde que os envolvidos estejam dispostos a conversar. Quando o diálogo não acontece, muita gente pensa que pode levar o assunto para a justiça, mas existe uma maneira mais prática para encontrar uma solução: por mediação ou conciliação.

Quais as diferenças?

Apesar de terem o mesmo objetivo, os processos de mediação e conciliação são diferentes. A mediação é o processo no qual uma pessoa neutra e imparcial, ajuda as partes a conversar e resolver suas diferenças entre si. Já a conciliação, também é feita por alguém imparcial, mas aqui, essa pessoa interage com as partes, sugere e oferece soluções para chegar a um acordo. 

Quando usar cada uma?

Geralmente, a mediação é mais indicada para casos em que as partes tenham um envolvimento emocional maior e a situação é mais profunda, enquanto a conciliação é ideal para situações pontuais e específicas. Isso não é uma regra! A mediação pode evoluir para uma conciliação e vice-versa, afinal, cada situação é uma.

Onde resolver?

Existem vários locais em que é possível realizar uma mediação ou conciliação e um deles é o Viva na Paz, o Centro de Mediação e Conciliação totalmente virtual que tem a excelência do 26º. Nossos conciliadores possuem formação na Columbia University e podem ajudar a solucionar aquele conflito de forma dinâmica, confidencial e com todas as garantias jurídicas. 

O que é um conflito?

De maneira bem direta, conflitos podem ser definidos como casos em que duas ou mais pessoas têm pontos de vista diferentes e por isso não concordam sobre determinado assunto que precisa ser resolvido.

Afinal de contas, quais conflitos podem ser resolvidos?

As possibilidades são muitas. E como dissemos acima, cada situação é única. No Viva na Paz, por exemplo, é possível resolver todos os tipos de conflitos, desde que não tenham origem penal (ou seja, estejam ligados a algum crime) ou envolva menores de idade.

Casos que podem ser resolvidos

Casos que não podem ser resolvidos

✅ Brigas entre vizinhos

✅ Herança e partilha de bens

✅ Compra e venda de imóveis, veículos e outros bens

✅ Acidentes de trânsito

✅ Quando o marido ou esposa não quer o divórcio

✅ Acerto de dívidas

✅ Encerramento de sociedade

⦻ Pensão alimentícia

⦻ Guarda

⦻ Tutela

⦻ Crimes de fraude, estelionato, entre outros

 

É possível resolver aquele conflito e ficar na paz. Contate o Viva na Paz e resolva as diferenças de forma rápida, eficiente e virtual.

Acesse as notícias e fique por dentro de outros temas. Se ainda tiver dúvidas consulte nossa equipe, basta clicar aqui.

Últimas notícias