Notícias

Como emitir a 2ª via da escritura de um imóvel?



Adquirir um imóvel é um passo grande e importante na vida de qualquer pessoa. Por esse motivo, toda a documentação dele deve estar sempre em dia e bem arquivada, mas infelizmente, imprevistos acontecem. 

A escritura do imóvel é o documento que comprova que aquele espaço foi comprado e pertence à determinada pessoa com o registro imobiliário e que, portanto, ela tem todos os poderes sobre aquela casa, apartamento, salão, chácara ou terreno. Perder ou danificar um documento tão importante quanto esse não é o ideal, mas o que fazer caso isso aconteça?

Assim como na emissão do documento original (chamado tecnicamente de traslado), o serviço de 2ª via (chamado tecnicamente de certidão) é feito em um cartório ou tabelionato de notas, em especial no mesmo local onde a escritura foi realizada. 

Caso o dono(a) da propriedade não tenha outros documentos relacionados à compra, como a matrícula do imóvel ou até mesmo não saiba em qual cartório foi firmada a escritura, é possível comparecer no cartório de registro de imóveis  onde está registrada a escritura e solicitar a matrícula do imóvel. Tendo a matrícula em mãos, o proprietário saberá onde a escritura foi realizada, podendo solicitar no cartório de notas a 2ª via da escritura.

Se a pessoa que adquiriu o imóvel não se lembra onde a escritura foi realizada e ela não foi registrada à época, poderá realizar o pedido de busca no Colégio Notarial do Brasil, Seção São Paulo: www.cnbsp.org.br

Vale lembrar que 2ª via da escritura do imóvel é expedida pelo cartório de notas e a 2ª via da matrícula do imóvel é expedida pelo cartório de registro de imóveis: www.registradores.org.br.

Certidão digital

Uma das facilidades que a tecnologia permite hoje em dia é o tráfego de documentos. Existindo de maneira totalmente digital, imprevistos como perda ou roubo da via física são facilmente evitados de uma forma bem prática. 

Aqui no 26º, é possível emitir 2ª via (certidão) de atos notariais de forma 100% digital. Saiba mais sobre esse serviço clicando aqui.

Acesse as notícias e fique por dentro de outros temas. 

Últimas notícias