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Autenticação de cópias eletrônicas: conheça a materialização de documentos



A autenticação de documentos eletrônicos é um serviço ainda desconhecido por muitas pessoas e consiste em autenticar documentos digitais, como certidões emitidas pelos sites de entes públicos e particulares ou qualquer outro documento em formato eletrônico. Para isso, o documento deve conter assinatura digital ou outro meio de confirmação.

Para ficar ainda mais claro, autenticar a cópia impressa de um documento eletrônico é o ato que atesta que a cópia apresentada em papel é idêntica ao documento eletrônico apresentado. Ou seja, o ato comprova a veracidade da cópia.

A autenticação de documentos eletrônicos também é chamada de materialização, pois consiste em materializar, ou seja, imprimir o documento digital e concretizá-lo em papel.

Como é feita a materialização

O requerente deve comparecer ao Tabelionato de Notas e informar o site onde o documento se encontra ou entregar o documento eletrônico assinado digitalmente em mídia no setor de autenticações. O documento pode ser enviado por e-mail ou acessado em determinado site na hora.

O atendente do cartório deve analisar a assinatura digital ou o código de autenticidade do documento e imprimi-lo (materialização). Após materializado, o documento é então autenticado. Esse procedimento é feito na hora e o requerente já sai do cartório com a autenticação em mãos.

Para saber mais sobre esse ou outro serviço, consulte um tabelião de sua confiança!

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