Atuação dos Tabelionatos de Notas na vida dos brasileiros

    Leis    16/10/2019    26 - Novidades

    Atuação dos Tabelionatos de Notas na vida dos brasileiros

    Muito se escuta falar que os cartórios fazem parte da vida dos cidadãos e isso fica muito mais claro no caso dos Cartórios de Registro Civil, por exemplo, que registram nascimentos, casamentos e óbitos, o que significa que estão presentes nos principais momentos civis. Mas, os Tabelionatos de Notas não ficam atrás, pois também realizam serviços fundamentais do cotidiano e em relevantes situações vivenciadas ao longo do tempo.

    Viver é sonhar e, para isso, é preciso planejar. Por isso, as pessoas, de forma geral, estão sempre idealizando alguma coisa, como a troca do carro ou a compra de um zero; a aquisição de um terreno, uma casa ou um apartamento; entre outros planos. E a questão é que quando esses sonhos são realizados, é necessário garantir segurança à concretização deles em Tabelionato de Notas.

    Isso mesmo. E os cartórios não só garantem segurança jurídica a esses atos, como previnem litígios. É possível ainda ter noção da confiança que os cidadãos têm nos cartórios quando, por exemplo, levam o que parece ser um simples documento para ser autenticado ou ter a sua assinatura reconhecida. Pois, é a partir de serviços como esses que o cidadão se sente mais seguro para negociar, ou seja, comprar ou vender alguma coisa.

    Além disso, muita gente não sabe ou simplesmente não se atenta. Mas, a via extrajudicial é sempre a mais econômica. E para ter certeza disso é só pensar na quantidade de complicações, como fraudes e até mesmo os cansativos processos judiciais, que são evitados quando se opta por fazer determinado serviço no cartório.

    É por isso que, constantemente, as leis passam por atualizações e novas normas são criadas. O Poder Judiciário busca cada vez mais desburocratizar e desjudicializar serviços, visando sempre os benefícios da praticidade, agilidade e economia para os cidadãos. Como a publicação da Lei 11.441/07, que permitiu a realização do divórcio, separação, inventário e partilha diretamente nos Tabelionatos de Notas, facilitando ainda mais a vida dos brasileiros.

    A modernização dos atendimentos e dos procedimentos, levando sempre em consideração a tecnologia da informação e comunicação disponíveis, auxiliam os Tabelionatos de Notas, assim como os cartórios de outros segmentos, a se adaptarem ao mundo atual e cada vez mais eletrônico, bem como à vida que os cidadãos já vivem, com prestação de serviços mais ágeis e eficazes.

    Assine sua escritura online no conforto da sua casa ou escritório

    Conheça

    Somos o cartório digital. Recebemos o Prêmio Master de Tecnologia Notarial

    Acesse

    Novidades Relacionadas

    Lei nº 13.151, de 28 de Julho de 2015.

    Leia mais +

    Medida Provisória autoriza a compra de imóveis da União.

    Leia mais +